terça-feira, 22 de março de 2011

O que faz o Técnico em Hospedagem?


O Técnico em Hospedagem é um profissional novo, cuja formação ainda não está consolidada. Seu campo de atuação está em centros de lazer, hotéis, resorts, centros comunitários, colônias de férias, spa’s.
É o profissional que gerencia serviços em meios de hospedagem e alimentação, promove vendas e marketing, executa rotinas administrativas, gerencia e supervisiona recursos humanos, financeiros, saúde e segurança no trabalho, planeja, organiza e supervisiona eventos.
Este profissional é um mobilizador social, que pode atuar nas áreas de turismo, hospitalidade, saúde e educação. Seu trabalho destina-se a idosos, crianças, jovens e adultos pertencentes à comunidade ou de outras, no caso os turistas, como de forma a proporcionar entretenimento, lazer e bem-estar nas diversas formas possíveis.
A interface do seu trabalho com profissionais de educação física, serviço social, turismo, esportes, comunicação é muito forte. Seu trabalho pode ser contínuo dentro de uma empresa ou esporádico atuando em eventos específicos.
Portanto, para atender às exigências requeridas pelo mercado de trabalho, o Técnico em Hospedagem, deverá receber uma formação ampla, constituída por competências gerais e específicas que lhe permitam acompanhar as transformações da área. Assim, este profissional deverá desenvolver as seguintes competências:
- Saber trabalhar em grupo, ter criatividade, iniciativa e espírito crítico;
- Trabalhar na organização de grupos de interesses coletivos, associações, cooperativas, promovendo a integração e facilitador nos processos de inclusão social;
- Atuar profissionalmente, compreendendo e interagindo com a natureza humana em suas diferentes expressões e fases evolutivas;
- Estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e formas de organização social, suas transformações e expressões;
- Buscar constante capacitação profissional;
- Desenvolver atividades de geração de emprego e renda, ou ainda de práticas físico-desportivas, artístico-culturais, turismo, recreação, entretenimento e folclore;
- Planejar, preparar e organizar eventos que proporcionem lazer a diversos públicos;
- Agir em conformidade com as normas de procedimentos enunciados no Código de Ética Profissional, com responsabilidade social, com conhecimento dos aspectos humanos envolvidos no trabalho em equipe para atingir a qualidade requerida no exercício da profissão.
- Compreender o Mercado Hoteleiro e suas dimensões no exercício profissional.
- Conceber, organizar e viabilizar produtos e serviços turísticos e de hospitalidade adequados aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas da clientela.
- Organizar eventos, atividades de lazer, articulando os meios para sua realização com prestadores de serviços e provedores de infra-estrutura e apoio.
- Organizar espaços físicos de hospedagem e de alimentação, prevendo seus ambientes, uso e articulação funcional e fluxos de trabalho e de pessoas.
- Operacionalizar política comercial, realizando prospecção mercadológica, identificação e captação de clientes e adequação dos produtos e serviços.
- Operar a comercialização de produtos e serviços turísticos e de hospitalidade, com        direcionamento de ações de venda para suas clientelas.
- Avaliar a qualidade dos produtos, serviços e atendimentos realizados.
- Executar atividades de gerenciamentos econômico, técnico e administrativo dos núcleos de trabalho, articulando os setores internos e coordenando os recursos.
- Executar atividades de gerenciamento do pessoal envolvido na oferta dos produtos e na prestação dos serviços.
- Executar atividades de gerenciamento dos recursos tecnológicos, supervisionando a utilização de máquinas, equipamentos e meios informatizados.
- Realizar a manutenção do empreendimento, dos produtos e dos serviços adequando-os às variações da demanda.
- Comunicar-se efetivamente com o cliente, expressando-se em idioma de comum entendimento.

4 comentários:

  1. Olá, quero saber se para Técnico em Hospedagem tem incrições suficientes para formar uma turma, as vezes por ser novo e as pessoas não conhecerem, elas não tem a curiosidade de conhecer e procurar fazer esse curso.
    desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Luana,

    Informamos, com satisfação, que até sexta-feira última, já tínhamos número suficiente para formação de turma do Curso Técnico em Hospedagem. Lembrando que as inscrições irão até a próxima quinta-feira, dia 31 de março.
    Obrigado por ter comentado este post!

    ResponderExcluir
  3. sim eu faco o curso e adoro nao tenha duvida de que e um setor de grande empregabilidade nessa epoca da copa voce poda encontrar esse curso ate de graca por que o gorverno ve que brasilia estar carente desse profissional

    ResponderExcluir
  4. otimo com certesa vou gostar muito então porq eu me escrevi mais não tinha muita noção do que fazia exatamente um tecnico em hospedagem rrsrsrs dahora

    ResponderExcluir

Comente este post