quarta-feira, 23 de março de 2011

O que faz o Técnico em Agricultura?


O Técnico em Agricultura trabalha em empresas públicas e privadas, em empreendimentos agrícolas, em atividades rurais e de pesquisas agropecuárias e em órgãos fiscalizadores ou públicos.
É o profissional que irá atuar com o eixo tecnológico de Recursos Naturais, prestando assistência e consultoria técnica, orientando diretamente produtores sobre a produção, a comercialização e a biosseguridade do setor. Está capacitado para as atividades de planejamento, execução e administração de produção agrícola em suas diversas etapas, verificando a viabilidade econômica, as organizações climáticas e de infra-estrutura. Além disso, estará qualificado para controlar o processo de pós-colheita de grãos e sementes pois será conhecedor de todos as fases que envolve as boas práticas da armazenagem de produtos agrícolas.
Segundo descrição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (MEC, 2007), o Técnico em Agricultura “Planeja, executa e monitora etapas da produção agrícola. Planeja e acompanha a colheita e a pós-colheita das principais culturas. Auxilia na implantação e gerenciamento de sistemas de controle de qualidade na produção agrícola. Identifica e aplica técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos. Elabora laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos. Atua em atividades de extensão e associativismo”.
Este curso visa aprofundar os fundamentos da agricultura de todo o processo produtivo das grandes culturas cultivadas no estado de Mato Grosso (soja, milho, feijão, arroz e algodão). Assim, seu foco maior se concentra no setor de pós-colheita de grãos e sementes permitindo ao profissional a ser formado atuar em fazendas, empresas sementeiras, na gerência de armazéns de grãos e sementes e outras empresas e instituições do ramo de armazenagem de grãos e sementes.
Dentre as competências construídas ao longo do curso, o aluno será capaz de:
- Conhecer e empregar as técnicas de planejamento, execução e avaliação da produção agrícola de grandes culturas (soja, milho, feijão, arroz e algodão);
- Executar e demonstrar tratos culturais realizados nas grandes culturas cultivadas no estado de Mato Grosso;
- A exploração e manejo do solo de acordo com suas características;
- As alternativas de otimização dos fatores climáticos e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas;
- Selecionar e aplicar métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas daninhas durante o processo de colheita e pós-colheita;
- Planejar e acompanhar a colheita e todo o processo da pós-colheita de grãos e sementes.

4 comentários:

  1. Legal é sse mesmo que eu vou fazer.

    ResponderExcluir
  2. Queria sabe se voces endicam alunos para empresa, para fazer estagios.

    ResponderExcluir
  3. Prezado anônimo,

    Eventualmente algumas empresas solicitam estagiários e até técnicos. Nesse caso, fazemos a indicação sugerida pelo professor.
    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  4. como saber sobre dias das inscrições?

    ResponderExcluir

Comente este post