quarta-feira, 11 de maio de 2011

Servidores das Escolas Técnicas Estaduais realizam paralização

Os servidores da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis e das demais cidades que possuem unidades, aderiram à Paralisação Nacional da Educação, em defesa da Educação Pública e pela valorização profissional. 
Em particular, as principais reivindicações dos servidores das Escolas Técnicas são:

  • Atualização do PCCS - Plano de Cargos Carreiras e Salários, em discussão desde 2008. O salário dos servidores é o menor, comparado a outras escolas;
  • Concurso público. O único até hoje foi realizado em 2004 e dos 45 servidores que trabalham atualmente na Escola Técnica de Rondonópolis, por exemplo, apenas 18 são concursados, contra os 34 existentes em 2004;
  • Investimentos para a manutenção das Escolas Técnicas Estaduais. Novos Laboratórios, atualizção dos equipamentos existentes, material de consumo, transporte de alunos, entre outras necessidades;
  • Gestão democrática.

No âmbito das Escolas Técnicas, todas essas questões em conjunto resultam numa crescente evasão de profissionais altamente qualificados, que passaram por uma seleção (em 2004) extremamente rigorosa. Se nada for feito com urgência, esse processo permanecerá, com reflexos extremamente negativos sobre as pessoas que buscam uma formação profissional. A educação profissional possui sua especificidade e esta precisa ser respeitada. 

9 comentários:

  1. O curso técnico em edificações não vai ter mais uma chamada?
    Por favor, confirme, pois, ainda deve ter vaga neste curso.

    ResponderExcluir
  2. Prezado RDX,
    Se ainda houvesse vaga no Curso Técnico em Edificações, teria sido feita uma nova chamada, pois as chamadas servem exatamente para isso.
    Provavelmente não haverá mais chamadas, uma vez que a turma já está fechada. Só resta agora aguardar.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. vai ter aula dia 11 de maio, noturno?

    ResponderExcluir
  4. silvana tomas de abreu13 de maio de 2011 às 21:53

    Estou muito triste por não ter conseguido passar para o curso técnico em edificação, o que mais me deixa chateada é saber que no decorrer do curso muitos desses que foram aprovados desistem no meio do caminho, ficando assim as cadeiras vazias na sala de aula, vagas que poderiam ser preenchidas por pessoas como eu, ou outras que realmente vê nesse curso a oportunidade de porta se abrirem.

    ResponderExcluir
  5. Silvana Tomas de Abreu13 de maio de 2011 às 22:05

    cont... o governo gasta para forma 40 aluno técnico em edificação, e o que é notado que menos da metade se forma, o que vemos são corredores e salas de aulas praticamente vazias, enquanto um montão de pessoas realmente gostaria de estar concluindo esse curso, deve haver outra forma de seleção:aptidão, pessoas da área etc.. algo deve ser feito para mudar esse quadro, sinto pelo desperdício do dinheiro público e por ñ ter conseguido passar.

    ResponderExcluir
  6. Prezada Silvana,
    a evasão é um problema que ocorre em todas as escolas, em todos os níveis, privadas ou públicas. São diversos os fatores que levam à evasão. Particularmente, a Escola Técnica tem identificado algumas delas: emprego, faculdade, desinteresse, não aptidão, entre outras.
    Como os Cursos são divididos em módulos, algumas ações da Escola Técnica tem contribuído para redução da relação "custo por aluno". Prioritariamente,porém, o foco está na formação de bons profissionais, que atendam adequadamente à demanda do mercado, com pretensão de garantir sua empregabilidade e, consequentemente, à melhoria de suas oportunidades. Com certeza, com essa garra, você será uma das futuras alunas da Escola Técnica.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Tbm achei estranho não haver mais chamadas para os cursos tecnicos.
    o pessoal do blog nao ta colocando mais aqui a lista das chamadas ou é porque não chamou mais ninguém?

    ResponderExcluir
  8. Bom eu chamo Silvana também,e concordo com a versão da amiga citada acima,Silvana também,estou por duas a ser chamada,e estou torcendo e tenho fé vou conseguir ser em breve,pois me interesso pelo um curso tecnico desde de antes de saber que fui bem classificada,pois pensei em pagar um,mas como minhas chances são muitas vou aguardar a minha vaga,fiz para tecnico em agricultura,sempre tive desejo de fazer esse curso,como foi dito acima sempre começa com varios e termina com poucos pela falta de desinteresse,muitos tem vontade e não tem oportunidades,e qndo essas oportunidades chega muitos não dão valor,intão eu analiso dessa forma,infelismente o brasileiro não sabe aprovietar as chances oferecidas a nós alunos...NO mais tenha um ótimo dia a todos...

    ResponderExcluir
  9. Prezado Allan,
    não houve mais nenhuma chamada após a 3ª. Mas fique atento. Caso tenha mais alguma lista, com certeza será publicada.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Comente este post