sexta-feira, 1 de abril de 2011

Questão do ENADE 2005

"A terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. O homem não teceu a teia da vida, ele é meramente um fio nela. Tudo o que ele faz à teia, ele faz para si mesmo." (Tradução livre)

Eis o enunciado da questão 05 do ENADE 2005, área: computação:

"Leia trechos da  carta-resposta de um  cacique indígena à sugestão, feita pelo governo do estado da  Virgínia (E UA ), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para  estudar nas escolas dos brancos.
(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão, concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens.
                                     Carlos Rodrigues Brandão. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1984."
Esse mesmo texto pode ser lido e interpretado sob diversos olhares. Qual é o seu? O que esse texto lhe diz? Comente, expresse seu pensamento. Se não desejar, não precisa identificar-se.











2 comentários:

  1. O que é o enade mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Fernando,
    O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e regulamentado pela Portaria nº 603, de 7 de março de 2006 , é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que compreende três instrumentos: a Avaliação das Instituições, dos Cursos e dos Estudantes. (Fonte: http://www.fafijan.br/enade/enade.htm).
    Consulte o sitio do MEC para maiores informações, ok?
    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Comente este post